Pular para o conteúdo

Procrastinação: como evitar esse hábito no dia a dia?

A procrastinação é um problema que acomete a muitas pessoas, sejam elas profissionais ou não. Procrastinar, de acordo com o dicionário Houaiss, é o ato de adiar uma tarefa ou postergá-la. O problema é que se trata de um comportamento que pode adiar também o alcance dos seus objetivos, como conseguir uma promoção no trabalho ou passar no vestibular, se for o caso.

No entanto, ciente de que a procrastinação é um problema que deve ser evitado, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como evitar esse hábito em seu dia a dia. Confira!

Estabeleça metas claras e viáveis

Uma forma de evitar a procrastinação é, acima de tudo, estabelecendo metas claras, objetivas e viáveis, ou seja, que possam ser alcançadas por você. Quando desenvolvemos metas não claras e não viáveis, tendemos a simplesmente acreditar que elas não merecem sua atenção, colocando-as, assim, em segundo plano (procrastinando).

Por exemplo, ter como meta dar uma volta ao mundo quando não se faz muita coisa para arrecadar o dinheiro para a viagem é uma meta inviável. Concorda? Portanto, chegará um tempo em que você não dará muita importância ao alcance dessa meta, visto sua condição de inviabilidade.

Todavia, se a sua meta for, digamos, abrir uma empresa, você poderá traçar um caminho que o leve a alcançar isso. Trata-se de uma meta que pode ser alcançada, desde que leve a sério esse seu sonho, deixando de procrastinar.

Monte um planejamento

Como você viu nas entrelinhas do tópico anterior, para evitar a procrastinação, é essencial que não apenas estabeleça metas claras e viáveis, mas também um planejamento que o(a) ajude a orientar suas ações ao longo da busca de tais objetivos.

Geralmente, um planejamento leva em consideração a metodologia que utilizará para o alcance de seus objetivos, bem como o tempo que dispensará para isso. Por exemplo:

– Segunda pela manhã, das 7h às 11h, desenvolver a atividade X.

Quando você tem um planejamento, seja semanal ou mensal, fica mais fácil criar hábitos saudáveis em sua rotina, não procrastinando e alcançando com agilidade seus objetivos.

Elimine as distrações

Quando temos um objetivo em mente, distrações não faltarão para que tal objetivo não seja alcançado, sobretudo quando não temos o hábito de persistir naquilo que desejamos conquistar.

Por isso, saiba você que deverá eliminar as distrações que podem colocar em risco o alcance dos seus objetivos. Quais são as principais distrações atualmente? Notificações de celular, notícias etc.

Entre as distrações, uma, sem dúvida alguma, se destaca: o aparelho celular. É comum ficarmos com o aparelho celular ligado enquanto tentamos desenvolver uma tarefa. Basta chegar uma notificação para que deixemos a atividade de lado, procrastinando, para fazer o que nos proporciona prazer.

Por isso, se preciso for, desligue o celular. Desconecte-se do mundo e foque na atividade que precisa ser feita naquele momento. Assim, você se tornará mais produtivo e estará mais perto do alcance dos seus objetivos.

Você gostou deste conteúdo? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado? Ainda temos vários conteúdos para compartilhar com você!