Pular para o conteúdo

Inovação e produtividade: entenda esses conceitos e como aplicá-los no seu dia a dia

Para o bom funcionamento de qualquer tipo de negócio, é importante estar familiarizado com certos conceitos e práticas que garantem maior fluidez nas rotinas e também um desenvolvimento de maior sucesso. Entre os conceitos que auxiliam uma empresa, estão a inovação e a produtividade.
Neste artigo, vamos explicar um pouco melhor o que são esses conceitos. Você irá entender também como você pode aplicá-los no cotidiano da sua companhia. Acompanhe conosco a seguir!

O que é inovação e como aplicá-la no dia a dia?

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais dinâmico, que tem passado por constantes transformações em todas as esferas. Nesse contexto, a inovação é um conceito que se tornou fundamental para manter as empresas competitivas e relevantes no mercado. Porém, não é uma ideia tão simples de entender.
Engana-se quem pensa que ‘inovação’ está ligado a ideias nunca vistas; essa é uma visão muito glamourizada do conceito. De fato, inovação trata-se de uma ideia que pode ser implantada e explorada com sucesso dentro da empresa. Para quem seja realmente inovadora, a ideia deve gerar algum tipo de retorno positivo para a empresa, como a redução de custos, aumento de faturamento ou melhoria das condições, entre outros.
Existem quatro tipos de inovação dentro das empresas: inovação de processos, inovação de produtos e serviços, inovação organizacional e inovação comunicacional. A aplicação delas no cotidiano da empresa depende, principalmente, da criação de uma cultura de inovação.
Portanto, não basta ter uma ideia nova e colocá-la em prática. Além de produtos inovadores, é preciso que a própria empresa esteja sempre atualizando seus processos e organização, pensando a frente da competição.

O que é produtividade e como aplicá-la no meu dia a dia?

A produtividade é outro conceito que pode ser mal interpretado muito facilmente. Muito se fala sobre ‘otimizar a produtividade’, mas não se sabe exatamente qual o significado real da palavra, caindo em certos sensos comuns sobre o assunto. Basicamente, o real sentido de produtividade é a relação entre a quantidade de trabalho produzido vezes os insumos utilizados para isso.
Otimizar a produtividade, portanto, consiste em realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo gasto de recursos. Porém, para que a produtividade seja verdadeira, é preciso manter um olho atento para a qualidade do trabalho ou produtos que são produzidos.
A produtividade deve fazer parte do mindset da empresa. Ela está relacionada, principalmente, a um bom planejamento das atividades, antes mesmo de sua execução. O primeiro passo para aplicar a produtividade dentro da empresa é ter objetivos claros, para que se saiba quais os processos e recursos que serão utilizados para chegar até lá.
Depois, é preciso analisar as métricas e recursos disponíveis, para entender onde os esforços devem ser aplicados. Assim, evita-se o desperdício e os resultados são direcionados.
Agora que você entendeu o que são e qual a importância da inovação e da produtividade para a sua empresa, que tal aplicá-la no seu dia a dia? E se quiser fazer parte de um ambiente onde esses conceitos estão sempre presentes, venha conhecer o Lumiere Coworking. Visite nosso site ou entre em contato por WhatsApp e descubra como podemos te ajudar.