Principais tendências do mercado digital em 2021 para quem quer abrir um negócio

Durante o ano de 2020 tivemos muitas mudanças, principalmente em razão da pandemia do coronavírus. Uma das principais foi a internet ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Com essa tônica, conhecer as tendências do mercado digital em 2021 para quem deseja abrir seu negócio nesse segmento pode fazer toda a diferença.
Afinal, com mais pessoas optando por adquirir produtos ou serviços pela rede, ampliam-se as oportunidades de empresas que optam por canais do gênero.
Por isso, para quem deseja iniciar seu negócio neste ano, trazemos as principais tendências do mercado digital em 2021 e como aproveitar ao máximo o que elas têm a oferecer, largando à frente da concorrência. Confira!


E-commerce: crescimento e nichos a serem explorados

O e-commerce é o principal segmento de empresas digitais. E, por mais que crescesse ano após ano, foi em 2020 que as compras pela internet atingiram seu ‘boom’ – muito pelas normas de distanciamento social e fechamento de lojas físicas durante a pandemia.
Por isso, a primeira e mais relevante tendência para quem deseja abrir um negócio é focar no e-commerce. Contudo, ele por si só não traz os resultados esperados: é necessário explorar os melhores nichos de mercado, ampliando suas oportunidades.
Nesse sentido, as principais tendências para 2021 são:
– Clubes de assinatura, que permitem agregar vários produtos em apenas uma loja digital. Aqui, a vantagem reside na fidelização e mensalidade dos clientes, o que é menos oneroso para o empreendedor na internet que captar outros consumidores;
– Alimentação saudável e opções de produtos naturais, principalmente com o cuidado da saúde sendo um dos pontos que mais crescem no mundo moderno;
– Higiene e cuidados pessoais que entram em sintonia com o tópico que falamos acima – e, nos dias atuais, sendo o mercado que mais cresce entre aqueles que desejam se proteger da pandemia.


Redes sociais: Instagram chega ao seu ápice

Desde que foi criado em 2010, o Instagram nunca atingiu tanto engajamento, superando o Facebook entre 2019 e 2020. Sabendo disso, a rede social ampliou seu espaço para quem deseja empreender digitalmente, tornando-se a principal tendência entre os canais de venda.
O WhatsApp é outra ferramenta muito importante, principalmente com a adoção do WhatsApp Pay – que, ao ser aprovado, poderá trazer um novo patamar de negócios. Então, com as duas tendências (e, sempre aproveitando o que o Facebook tem a oferecer), você pode direcionar as ações mesmo antes de abrir seu negócio digital.


Mobile: o principal dispositivo

2021 marcará uma tendência que parecia distante, mas que foi ‘encurtada’ nos últimos anos: os dispositivos mobiles como principal ferramenta de compra e interação com negócios do segmento digital.
Por isso, é preciso pensar em um site e e-commerces responsivos e adaptados a smartphones e tablets. Ainda, de acordo com a viabilidade, outra tendência é agregar aplicativos que tornem a experiência do seu usuário única.
Marketing digital: o relacionamento é a chave
Para complementar, a última das tendências do mercado digital em 2021 para quem deseja abrir seu negócio são as estratégias de marketing digital. Para isso, deve-se apostar no que vem crescendo na relação entre empresa e consumidor:
O marketing de atração, conhecido como inbound marketing, é aquele onde o cliente procura o negócio, que traz conteúdos que ‘educam’ as pessoas sobre o nicho/área/segmento que a empresa atua.
E, para agregar ainda mais sua marca, a experiência do cliente (customer experience), dando ênfase em todas as etapas da compra: antes, durante sua decisão e, principalmente, no pós-venda, gerando uma experiência única a cada um.
Agora que você conheceu as principais tendências do mercado digital em 2021 para quem quer abrir um negócio, entre em contato conosco pelo WhatsApp 48 99108-9999 e saiba como podemos ajudá-lo a transformar sua realidade neste ano!