4 dicas para melhorar a comunicação interna nas empresas

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A comunicação é uma ferramenta de fundamental importância para o desenvolvimento das operações de uma empresa e, consequentemente, para seu crescimento. Afinal, é por meio dela que dúvidas são resolvidas, ideias esclarecidas e orientações dadas aos funcionários.

Ciente de sua importância, montamos este conteúdo para trazer quatro dicas que você pode adotar para melhorá-la. Confira!

1. Estabeleça canais de comunicação

Uma forma de melhorar a comunicação de sua empresa é estabelecendo canais de comunicação eficiente, que possibilite que seus funcionários possam entrar em contato uns com os outros sem qualquer dificuldade.

Nesse sentido, cabe destacar que hoje você pode contar com alguns canais de comunicação, como:

• E-mail;

• Microsoft Teams

• Hangouts

• Zoom

• WhatsApp corporativo;

• Etc.

São canais de comunicação que podem aprimorar seu processo de comunicação e possibilitar que seus funcionários se comuniquem melhor.

2. Realize pesquisa de opinião

Uma forma de melhorar a comunicação interna de sua empresa é realizando pesquisa de opinião, que seja capaz de captar a percepção do funcionário em relação aos canais de comunicação que sua empresa possui.

Essa estratégia pode oferecer informações para que sua empresa melhore seus canais de comunicação, elimine alguns, se for o caso, e crie outros.

Em síntese, realizar tal solução é fundamental quando o que se busca é aprimorar o processo de comunicação interna e, assim, fazer com que uma empresa se torne mais compreensível, do ponto de vista de quem fica responsável por suas operações.

3. Comunique-se pensando no outro

A comunicação interna de uma empresa deve ser pautada pelo princípio de que a comunicação é voltada não para si, mas sim para o outro. Ou seja, a comunicação interna é uma troca de informações recorrentes entre funcionários, que fazem uso dessa ferramenta para elucidar dúvidas, seguir orientações e tomar decisões.

Por isso, deve a empresa desenvolver uma cultura em que deixe claro que a comunicação interna eficaz é aquela que é baseada no outro, que é pensada para ser lida ou ouvida por esse outro.

Para desenvolver uma comunicação interna para o outro, na hora de escrever um e-mail ou qualquer mensagem, leve em consideração o perfil desse outro. Ao fazer isso, adotará o tom e a linguagem certa, coisas que facilitam o processo de decodificação da mensagem.

4. Realize reuniões periodicamente

Por fim, como última dica, realize reuniões de maneira periódica para apresentar ideias e elucidar dúvidas internamente. A reunião é um excelente instrumento de comunicação, desde que seja utilizado corretamente. Uma reunião de sucesso garante que os funcionários saiam dela não apenas com todas as suas dúvidas esclarecidas, mas com a motivação necessária para desenvolver projetos e ideias.

Se você precisa de um espaço de reunião para seu time, o que acha de um espaço de coworking? Esses espaços possuem salas equipadas com mesas e cadeiras adequadas, climatização, TV, flip chart, café, água e uma recepção para atender a todos da sua equipe.

Agora que conhece algumas dicas sobre como melhorar a comunicação interna de sua empresa, que tal adotá-las?