Entenda porque um coworking é o espaço ideal para freelancers

Quem é freelancer sabe que um dos maiores desafios é encontrar um local ideal para realizar as atividades. Afinal, receber os clientes na cozinha da sua casa não é o ideal, certo? Dessa forma, compreender o porquê um coworking é o espaço ideal para freelancers pode resolver esse contratempo – e trazer muitos benefícios agregados.
Não à toa, cresce o número de profissionais do gênero que utilizam de espaços compartilhados para realizarem seus serviços. Contudo, outra parcela ainda negligencia a importância desses locais, posicionando-se atrás da concorrência.
Pensando nisso – e em você – trazemos os motivos que sinalizam o porquê um coworking é o espaço ideal para freelancers. Assim, seu negócio irá se expandir com esse gênero de trabalho que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Networking: aumente seu alcance
Independentemente da sua área de atuação, é sempre bom ter contato com empresários, autônomos, profissionais liberais e freelancers. E, no coworking, a primeira grande vantagem é por este espaço ser um lugar onde você pode criar uma rede de contatos importantíssima.
Essa relação dentro destes espaços é conhecida como networking. Pode-se encontrar parceiros em diversas áreas, findar contratos comerciais, criar uma ‘dobradinha’ em áreas diversas e até mesmo iniciar novos projetos.
O melhor é que isto pode ser em encontros casuais e informais, como um cafézinho na cozinha e até um bate-papo na chegada ao trabalho.

Infraestrutura: tecnologia, sala de reuniões e muito mais
A infraestrutura é um dos pontos-chaves que mostram o porquê um coworking é o espaço ideal para freelancers. Aqui, temos uma série de vantagens agregadas, como citamos no início do artigo.
Dessa forma, você poderá desfrutar de um verdadeiro ambiente corporativo com:
– Sala de reuniões, o que permite dar a aparência corporativa que você deseja com seus clientes, indispensável para mostrar que seu freela é bem estruturado;
– Salas privativas, tornando a infraestrutura do coworking seu verdadeiro escritório;
– Conexões de internet muito rápidas, permitindo a execução de várias demandas ao mesmo tempo;
– Equipamentos como impressoras e até ar-condicionado (que faz uma grande diferença na sua produtividade);
– Além de uma série de outros recursos de acordo com o coworking escolhido, como bibliotecas ou áreas de recreação.

Endereços: fiscal e comercial
A dificuldade que muitos freelas encontram é ter um endereço comercial. Muitas vezes utilizam da própria casa que, por estar no meio de outras residências, não passa a confiança de ser um ambiente corporativo aos seus clientes.
O coworking traz essa vantagem: você terá um endereço comercial para colocar em todos seus materiais, como cartões de visitas e redes sociais, por exemplo. Ainda, recebe as correspondências e atende os clientes em um único espaço.
E, para complementar, há uma série de entraves burocráticos, como alvará dos bombeiros e IPTU que podem ser resolvidos com um coworking que disponibiliza o endereço fiscal. Isso ajuda, diretamente, para sua regularização fiscal e tributária.

Economia: pague pelo que usar
Coworkings são espaços de trabalho compartilhados. Isso, basicamente, faz com que você gaste muito menos com um escritório próprio, visto que os gastos são divididos entre todos os profissionais do local.
Assim, economiza-se muito mais que ter outro espaço físico. Este ponto vale até mesmo para sua casa: investir em uma infraestrutura e, depois de um tempo, ter que aumentar para atender a demanda seria um pouco oneroso.
Conheça a Lumière Coworking + Offices: oferecemos o que de melhor há para seus freelas.