Como um coworking ajuda no desenvolvimento de ecossistema de inovação na região

Com o passar do tempo e surgimento de tecnologias e do mundo digital, as práticas de trabalho acabaram se transformando também. Um exemplo disso é o coworking, prática que existe por conta da possibilidade do trabalho remoto em empresas, além da atuação de diversos empreendedores e trabalhadores autônomos.
Nada mais é do que um espaço aberto para o trabalho, sendo no formato de escritório como conhecemos, porém, que pode ser alugado com maior flexibilidade. Assim, o cliente pode aproveitar as vantagens do espaço economizando em relação à infraestrutura. Afinal, são muitos os custos em torno de manter um espaço de trabalho.

Como funciona um coworking, afinal?

No coworking, há espaços como salas de reunião, salas abertas para vários profissionais atuarem ao mesmo tempo, além de oferecer diversos serviços, como escritório virtual, por exemplo. Assim, quem precisa de um espaço de trabalho, mas não quer arcar com os custos de um escritório, pode optar por frequentar um coworking.
Seja para trabalhar como autônomo, atuar remotamente como funcionário de outra empresa, marcar suas reuniões, enfim. São muitas as possibilidades que temos hoje, pensando nas novas configurações aliadas ao trabalho e às empresas.
Por fim, é interessante lembrar que há diferentes espaços de coworking quando falamos em outros mercados específicos. Como é o caso de médicos e restaurantes, por exemplo, onde temos consultórios para aluguel e cozinhas compartilhadas. Isso é apenas um pedaço do que é o universo em torno da prática de coworking.

De que maneira esse formato pode ajudar no desenvolvimento de ecossistema de inovação?

Outra questão bastante interessante sobre essa prática é que ela vai muito além do trabalho em si. Conseguimos entender isso quando pensamos na maioria das pessoas que frequentam esse espaço: os empreendedores.
Para quem ainda não conseguiu fazer a conexão, precisamos lembrar que empreender não é apenas sobre abrir uma empresa, mas trazer uma solução para o mercado, solucionar o problema de um cliente. Por consequência, a inovação acaba por ser um dos ingredientes desses empreendedores.
E já que o coworking é um espaço onde o trabalho é feito em comunidade, por assim dizer, temos a convivência de várias pessoas com esse perfil. Dessa forma, a região na qual está localizado o espaço de trabalho compartilhado ganha muito em desenvolvimento de ecossistema de inovação.
Em outras palavras, os frequentadores do coworking trocam experiências e conhecimento, conseguindo aumentar seu potencial de trabalho em sua área. É o tipo de interação vantajosa para ambos os lados e como um bônus, toda a região, já que surgem serviços e produtos inovadores para os locais.
Agora ficou mais simples entender como a interação entre esses trabalhadores e empreendedores pode ser vantajosa para uma região. O desenvolvimento do ecossistema de inovação nada mais é do que aumento das empresas ao redor, que aparecem com maior potencial, já que seus donos trocam essas experiências e conhecimentos.
Assim, atuar em um coworking é muito mais do que ter um espaço para trabalhar, é interessante aproveitar a oportunidade para interagir e criar uma rede de contatos com outros frequentadores.
Conheça nosso site para saber como o nosso espaço funciona e como podemos te ajudar a crescer profissionalmente!

Qualquer dúvida, entre em contato via WhatsApp (48) 999108-9999