Escritório virtual: o que é e como funciona?

Diante de um cenário com tantas transformações sociais provocadas pela revolução digital, o ambiente de trabalho é um segmento que passou a lidar, gradativamente, com inovações, sob o ponto de vista tecnológico.

Com o desenvolvimento da tecnologia, que propicia rearranjos de práticas sociais e profissionais, o formato dos espaços de trabalho passou por modificações e a própria forma como trabalhamos sofreu alterações.

É neste contexto que surge o conceito de escritório virtual. Mas o que vem a ser um escritório virtual? Qual o seu funcionamento e em que situações se ajusta? Venha entender o que caracteriza esta nova forma de trabalho.

Entendendo a dinâmica do escritório virtual

Escritório virtual pode ser entendido como um escritório físico, em que o serviço oferecido se dá de maneira virtual.

Os serviços podem ser oferecidos por meio de:

– Atendimento telefônico personalizado;

– Transferência de chamadas;

– Repasse de recados via telefone ou e-mail;

– Recebimento de correspondências;

– Entre outros recursos.

Permitindo que as empresas desempenhem as suas atividades em qualquer lugar. Para isso, podem ser terceirizados serviços administrativos e de alocação de endereço comercial ou fiscal.

É importante ressaltar que, como o próprio nome deixa claro, uma empresa que atua em escritório virtual não apresenta as mesmas estruturas profissionais de um escritório tradicional.

A presença física de pessoas e equipamentos em um mesmo espaço é substituída pelo teletrabalho.

Por meio dele, o trabalho é desenvolvido pelo profissional de maneira eletrônica, utilizando recursos, como a internet e o mobile, que favorecem a virtualização de processos.

Não se trata, portanto, de um espaço tradicional, em que são pagos custos como:

– Aluguel;

– Despesas de manutenção;

– Ou outros custos comuns a escritórios.

Escritórios virtuais são endereços comerciais ou fiscais, cedidos geralmente para empresas que não trabalham em uma sede fixa, mas que necessitam apresentar um endereço comercial.

São nestes endereços em que as correspondências da empresa são recebidas e que reuniões presenciais ou remotas podem ser realizadas.

É comum que recorram a este tipo de serviço profissionais como:

– Advogados;

– Arquitetos;

– Consultores;

– Além de pequenas ou empresas iniciantes, que não necessitem de um espaço físico permanente para trabalhar ou que atuem em sistema de home office.

Vantagens

Como dito, para empresas ou profissionais liberais que não contam com endereços físicos e que podem atuar de forma não presencial em suas atividades, os escritórios virtuais são uma ótima alternativa.

Eles podem proporcionar economia de custos relacionados à manutenção e infraestrutura de um local físico.

Os baixos custos envolvidos na operacionalidade um escritório virtual tem atraído muitas empresas, impulsionando modalidades como o coworking, que são os espaços de trabalho compartilhado.

O coworking pode propiciar troca de experiências com outros empreendedores, abrindo o caminho para novas oportunidades de negócio!

Escritórios virtuais são ótimas indicações para empresas prestadoras de serviços, sendo úteis também para organizações que pensam na expansão dos seus negócios!

É o caso, por exemplo, de um determinado negócio que precisa ser expandido para uma outra cidade. Neste caso, não haveria a necessidade de deslocar uma equipe para aquela região e nem de abrir uma nova estrutura física no local.

Quer saber mais sobre escritório virtual? Entre em contato conosco que teremos grande satisfação em te atender.

Deixe um comentário

Open chat